Friday, December 2, 2011

Exemplo de falta de ética no jornalismo – Comentário em seguida

Por Ramon Andrade

Tabloide é acusado de grampear telefones – Fonte: BBC Brasil

O escândalo de grampos telefônicos realizados pelo jornal britânico News of The World, que está tendo grande repercussão no país, ganhou proporção ainda maior, após acusações de que o jornal teria invadido os telefones de famílias de vítimas dos atentados de 7 de julho de 2005, em Londres.

O escândalo a respeito de monitoramento de conversas telefônicas feitas pelo tabloide dominical surgiu em 2006, mas ganhou novo fôlego nessa semana, com a denúncia de que um detetive que trabalhava para o jornal teria grampeado o telefone celular de Milly Dowler, uma menina de 13 anos que desapareceu em 2002 e depois foi encontrada morta.

Também vieram à tona acusações de que o tabloide dominical teria feito pagamentos à polícia britânica em troca de informações. Os proprietários do tabloide entregaram à polícia e-mails que indicariam que o pagamento teria sido autorizado pelo então editor do jornal, Andy Coulson.

Coulson renunciou ao comando do News of The World em 2007, após um de seus repórteres e um detetive terem sido condenados por grampear telefones de integrantes da família real britânica. No início deste ano, ele renunciou ao cargo de porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, após terem surgido novas denúncias envolvendo jornalistas do News of The World e outras tentativas de invadir os telefones de políticos e celebridades.

Comentário:

A falta de ética no jornalismo não chega a ser uma surpresa para muitos. Afinal, o desespero para conseguir um furo está dominando cada vez mais os repórteres e proprietários de jornais. O escândalo do News of the World, que hoje está de portas fechadas, é a maior prova disso. Os profissionais se tornam cegos e já não respeitam a privacidade das pessoas, sobretudo as celebridades, que muitas vezes são as vítimas. É claro que, se um político pratica um ato escandaloso, evidentemente ele tem de ser desmascarado. Mas mais escandaloso ainda é grampear telefones e efetuar pagamento em troca de informações exclusivas, o que é obviamente reprovado pelo jornalismo. Onde está a técnica e a prática de desvendar e publicar o que anda de errado na sociedade de forma honesta, que é a verdadeira função social da profissão?

No comments:

Post a Comment