
Estréia hoje, nos cinemas do Brasil, Intrigas de Estado, um filme de suspense jornalístico que trata desde a produção simplória de um jornal a uma apuração completa de uma matéria. O desenrolar da trama se passa numa cidade de Nova Iorque, onde reside a empresa de comunicação Washington Globe onde trabalha o jornalista experiente Cal McAffrey e a novata Della Frye. A trama é uma mistura de "novo" jornalismo com o "velho" jornalismo, onde o tempo passa as pautas são examinadas, mas o jornalismo continua o mesmo. Enquanto o velho jornalismo é mais limpo e procura observar os dois lados da moeda com imparcialidade, o novo jornalismo aproveita qualquer abertura para apurar e expalhar as notícias, mesmo que sejam falsas ou tendenciosas. Apesar do filme girar em torno dessa discursão do "novo" com o "velho", a história do filme se passa quando um congressista local Stephen Collins sabe da notícia de que sua ex-esposa Sonia Baker foi assassinada. A história do filme entra numa dinâmica misteriosa e abrange não só um conhecimento jornalístico de apuração quanto um conhecimento jurídico e policial para realizar um verdadeiro jogo de poder. Intrigas de Estado não recebe o título atoa, o desenrolar da história passa desde interesses comerciais dos políticos aos interesses do próprio jornal The Globe, o qual é regido pela editora chefe Cameron Lynne e mostra-se bem impaciente e impaciente com a forma "antiga" do jornalista Cal McAffrey apurar os fatos, em contra partida a novata Della Frye ganha moral na história ao receber a confiança de Cal McAffrey para ajuda-lo no caso. A espectativa é que o filme dê muito o que falar e estréia hoje em todos os cinemas do país. Bom Filme!
Assistam o Trailer e tirem suas próprias conclusões:
http://migre.me/5ytbc
ANÁLISE TÉCNICA:
Infelizmente não entendo muito disso, mas espero que minhas análises agradem. O filme não deixa a desejar quando o assunto é edição, a qual não deixou a desejar e conteve todas as informações que um filme deveria ter: inicio, meio, fim. A fotografia se fez bastante presente e não relaxou quanto o assunto foi sangue! A equipe de filmagem foi até razoável, não vejo o por que reclamar. A atuação foi muito boa e os atores conseguiram cumprir a sua parte. No mais acho que o elenco inteiro do filme Intrigas de Estado mostrou serviço e vale a pena conferir o filme num dos cinemas mais perto de vocês. Bom Filme!
Caros repórteres AILTON COELHO e RAMON ANDRADE
ReplyDeletedo blog cuidandodojornalismo.blogspot.com,
Na aula anterior pedi que vocês navegassem pelo projeto Reportaje 360º, do jornal colombiano El País. O tipo de reportagem ali apresentado prevê uma outra estrutura de contato com a notícia. Para o e-mail da dupla (se não, para o e-mail da turma...) foi enviada uma entrevista (arquivo em .pdf) com Felipe Lloreda, diretor de Novos Meios do El País, publicada na Revista Imprensa.
Gostaria que vocês lessem o texto e apresentassem como postagem no blog uma SUGESTÃO DE PAUTA com tema livre a ser executada por vocês nas próximas semanas (a entrega definitiva é no dia 8 de OUTUBRO, teremos algumas orientações até lá) e que, assim como o projeto Reportaje 360º contemple, além de texto, vídeo, áudio e foto. O material, ao fim, deverá conter dois textos (mínimo 400 palavras cada), dois áudios (mínimo 1 minuto cada), dois vídeos (mínimo 30 segundos cada) e dez fotos (cinco para cada reporter). Eis o modelo:
Pauta:
Dupla:
Editoria:
Descrição:
Objetivos:
Estrutura (exemplo):
Vídeo 1 - Sobre... Repórter:
Áudio 1 - Sobre... Repórter:
Texto 1 - Sobre...
Vídeo 2 - Sobre...
Áudio 2 - Sobre...
Texto 2 - Sobre...
Fotos - Sobre
Hoje gostaria apenas que vocês elaborassem a pauta. E também começassem a seguir os perfis de Twitter e Facebook dos blogs de seus colegas de classe. As próximas atividades (relacionadas ao júri simulado) vão depender também dessas redes sociais.
Abs e boa sorte,
DBrito