Wednesday, August 24, 2011

Um Suspense Jornalístico

Estréia hoje, nos cinemas do Brasil, Intrigas de Estado, um filme de suspense jornalístico que trata desde a produção simplória de um jornal a uma apuração completa de uma matéria. O desenrolar da trama se passa numa cidade de Nova Iorque, onde reside a empresa de comunicação Washington Globe onde trabalha o jornalista experiente Cal McAffrey e a novata Della Frye. A trama é uma mistura de "novo" jornalismo com o "velho" jornalismo, onde o tempo passa as pautas são examinadas, mas o jornalismo continua o mesmo. Enquanto o velho jornalismo é mais limpo e procura observar os dois lados da moeda com imparcialidade, o novo jornalismo aproveita qualquer abertura para apurar e expalhar as notícias, mesmo que sejam falsas ou tendenciosas. Apesar do filme girar em torno dessa discursão do "novo" com o "velho", a história do filme se passa quando um congressista local Stephen Collins sabe da notícia de que sua ex-esposa Sonia Baker foi assassinada. A história do filme entra numa dinâmica misteriosa e abrange não só um conhecimento jornalístico de apuração quanto um conhecimento jurídico e policial para realizar um verdadeiro jogo de poder. Intrigas de Estado não recebe o título atoa, o desenrolar da história passa desde interesses comerciais dos políticos aos interesses do próprio jornal The Globe, o qual é regido pela editora chefe Cameron Lynne e mostra-se bem impaciente e impaciente com a forma "antiga" do jornalista Cal McAffrey apurar os fatos, em contra partida a novata Della Frye ganha moral na história ao receber a confiança de Cal McAffrey para ajuda-lo no caso. A espectativa é que o filme dê muito o que falar e estréia hoje em todos os cinemas do país. Bom Filme!


Assistam o Trailer e tirem suas próprias conclusões: http://migre.me/5ytbc



ANÁLISE TÉCNICA:

Infelizmente não entendo muito disso, mas espero que minhas análises agradem. O filme não deixa a desejar quando o assunto é edição, a qual não deixou a desejar e conteve todas as informações que um filme deveria ter: inicio, meio, fim. A fotografia se fez bastante presente e não relaxou quanto o assunto foi sangue! A equipe de filmagem foi até razoável, não vejo o por que reclamar. A atuação foi muito boa e os atores conseguiram cumprir a sua parte. No mais acho que o elenco inteiro do filme Intrigas de Estado mostrou serviço e vale a pena conferir o filme num dos cinemas mais perto de vocês. Bom Filme!




Wednesday, August 17, 2011

Dromocracia, na verdade uma Dromominância

Dromocracia ou Democracia Digital é um tema interessante. Graças ao imediatismo promovido pela internet, todas as pessoas querem se sentir bem inseridas no sistema, sistema que deveria ser democrático e todos pudessem ter direito de resposta a toda a informação, e tem. O problema é que, graças a não exigência da exposição pessoal, muitas pessoas não revelam suas identidades reais e acabam se passando por pessoas anônimas e fictícias.

O caso dos flash mobs não se exclui da conversa, graças a esses "manifestos virtuais" muitas pessoas mostram uma revolta e se mobilizam rapidamente contra um determinado acontecimento. A exemplo disso temos o caso de 1968 na França, quando estudantes de uma universidade local se revoltaram contra o veto do psicanalista Wilhelm Reich em uma palestra que ele realizaria na universidade. O resultado do protesto foi o domínio da instituição por parte dos alunos.

O caso acima reflete o quão poderoso pode ser um protesto virtual se usado com ética. Em comparação aos movimentos virtuais de hoje, a dromocracia tem dado um grande salto pois graças ao maior desenvolvimento tecnológico e o barateamento dos aparelhos e da própria internet, mais pessoas conseguem se aderir a um movimento virtual (flash mob). É um caso bastante comum nas redes sociais hoje em dia, que se mostram bastante eficientes ao se tratar de reunir pessoas para um bem comum. Sobre esse fato, o doutor em comunicação Eugênio Trivinho afirma, "As redes sociais são um termômetro da necessidade de compensação de um processo de solidão que ficou mais intenso hoje em dia."

Em contrapartida, também é muito comum se notar nas redes sociais o cyberbullying. Esse tipo de atitude se baseia na maneira de se retratar a uma pessoa (um perfil nas redes sociais) de forma agressiva, difamando e exibindo publicamente fotos que ferem psicologicamente o indivíduo. O fato de agredir não é proibido, mas vale salientar que deve-se primeiramente expor suas informações para que a pessoa agredida tenha direito de resposta. Eugênio Trivino acha que, com o avanço tecnológico das redes sociais, o homem está cada vez mais condenado à eterna exclusão.

A tendência é que o avanço tecnológico nas redes sociais cresça ao longo dos anos. A dromocracia, apesar de ser uma proposta positiva veio se mostrando falha e muitas pessoas estão saindo ilesas após cometerem um delito. Espera-se que com o passar dos anos os responsáveis por esses atos e os criadores das redes sociais se conscientizem e passem a exigir a identificação real dos usuários.


VEJA NOSSAS REDES SOCIAIS -> www.twitter.com/cuidandodojorna e www.facebook.com/#!/pages/cuidando-do-jornalismo/246280138739686 :)

Wednesday, August 10, 2011

Governo quer acabar de vez com a Poliomielite



Após a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, o governo brasileiro pretende acabar de vez com os casos da doença no Brasil. Na sua primeira tentativa, foram imunizadas 14 milhões de crianças menores de 5 anos. Agora, faltam apenas 600 mil para o Ministério da Saúde alcançar a sua meta mínima, que é de 95% (14,6 milhões).

Foram fornecidas 24 milhões de doses da vacina em ambas as fases da campanha, totalizando 48 milhões de doses. Na primeira etapa da campanha foram utilizadas 14 milhões. Já na segunda fase, realizada nesse sábado, o Ministério da Saúde divulgou uma lista de 7,2 milhões de crianças vacinadas nos 115 mil postos de saúde disponíveis.

Os pais que ainda não puderam levar suas crianças para tomar a gotinha, devem procurar um dos postos de vacinação, pois a vacina ainda continua disponível na rede pública. É previsto pelo Ministério da Saúde que o resultado final da campanha seja divulgado até o final do mês de agosto.



*Os números divulgados são parciais e irão sofrer alterações conforme o desenvolvimento das pesquisas.